Biblioteca Nacional
SEMINÁRIO | 6 dez. '23 | 16h00 - 18h30 | Auditório | Entrada livre link ZOOM
Neste seminário, Lucas Lixinski (Univ. Nova Gales do Sul, Austrália), focar-se-á nos debates atuais sobre objetos culturais com proveniência ligada a períodos coloniais.
Usando uma diversidade de enquadramentos teóricos, mostrará as premissas e falhas de argumentos e discursos jurídicos sobre esses temas.
A tese principal da palestra, que informa um livro que Lixinski está terminando, é que qualquer discussão sobre o retorno desses objetos exige mais do que simples atos de retorno. Exigem-se medidas de produção de conhecimento histórico, e debates vigorosos sobre o património cultural não como uma relíquia estática do passado, mas como um vetor de relações sociais e políticas sobre a sociedade que queremos para o futuro.
Lucas Lixinski
Professor Titular da Faculdade de Direito e Justiça da Universidade de Nova Gales do Sul (Sydney, Austrália), Lucas Lixinski é um especialista mundial em temas de direito do património cultural, tendo mais de 130 publicações científicas nessa área. Os seus trabalhos foram amplamente divulgados nas principais editoras e periódicos do mundo anglófono. O seu último livro foi publicado pela Cambridge University Press, em 2021, com o título Legalized Identities: Cultural Heritage Law and the Shaping of Transitional Justice. Foi Vice-presidente da Associação de Estudos Críticos do Património Cultural (Association of Critical Heritage Studies), e rapporteur do comité sobre participação na gestão global do património cultural da Association de Droit International.
Organização: Catarina Simões, Liliana Caldeira, Maria Figueira (TRANSMAT - IHC, Universidade de Évora / IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território).
Moderação: Elisabete Pereira (TRANSMAT - IHC, Universidade de Évora / IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território).
|